Égua puxava uma charrete de turismo por ruas do Centro de Caxambu.
Por Itatiaia Sul de Minas
A égua que morreu puxando charrete turística em Caxambu foi envenenada por chumbinho. Este é o resultado do laudo encomendado pela Prefeitura de Caxambu após a morte do animal, ocorrida dia 27 de setembro.
A égua puxava uma charrete de turismo por ruas do Centro de Caxambu, quando caiu de repente. O dono do animal tentou o socorro mas não foi possível. Agora deve ser investigado como a égua teve acesso ao chumbinho, um veneno proibido no Brasil, normalmente usado no controle de ratos.
O uso de cavalos em charretes de turismo vem sendo discutido em várias cidades aqui do Sul de Minas. Já foi abolido em São Lourenço em junho do ano passado, quando a prefeitura indenizou os charreteiros cadastrados no departamento de turismo em R$ 30 mil cada.
Em Poços de Caldas a prefeitura publicou decreto proibindo as charretes puxadas por animais, mas os charreteiros conseguiram na justiça o direito de continuar trabalhando, e o assunto continua em debate. Em Caxambu, onde a égua morreu envenenada, os passeios turisticos continuam acontecendo.