Clicky

Estudante de Varginha é convidado para expor trabalho em Goiânia e pede ajuda para a viagem

Na foto, um protótipo de estufa.

Por Itatiaia Sul de Minas | Foto: Divulgação

Um sistema que pode ampliar a formação de mudas de árvores para plantios em áreas urbanas é o tema de um trabalho escolar desenvolvido por um estudante do Cefet-MG em Varginha, que foi convidado para ser exposto na MNR – Mostra Nacional de Robótica, que vai acontecer em novembro em Goiânia-GO.

O estudante Matheus de Lima Castro Silva elaborou o trabalho “Sistema de sensoriamento e controle de baixo custo para viveiros de plantas nativas e ornamentais”, que propõe a criação de uma estufa automatizada, com captação de água da chuva, usando sistemas baratos e versáteis, permitindo o controle das condições ideais de temperatura e umidade, aumentando a produtividade.

No trabalho, o estudante cita que Varginha carece de um viveiro de mudas nativas para apoiar projetos de reflorestamento e a expansão de parques e jardins.

Durante o desenvolvimento do trabalho acadêmico, o estudante já notou, nas simulações, a eficácia do sistema de ventilação, irrigação, temperatura ambiente e umidade do solo.

Diante do sucesso do que foi proposto – viabilidade de automação de baixo custo para o cultivo de plantas – o trabalho desenvolvido em Varginha foi convidado para ser apresentado na Mostra Nacional de Robótica, de 11 a 17 de novembro, na capital de Goiás.

O convite para participação partiu da Coordenadora Geral da MNR, Cristiane Pelisolli Cabral, mas o evento não arca com as despesas de viagem e estadia, e o Cefet de Varginha também não.

Para poder viajar, Matheus está pedindo ajuda financeira. Ele não informou o valor que pretende arrecadar, mas pede doação de qualquer quantia pelo pix (35) 99220-6404, em nome de Matheus de Lima Castro Silva.

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.