Clicky

Varginha certifica estabelecimentos de produtos de origem animal

Projeto EducaSIM promove educação sanitária e orientação profissional.

Por Itatiaia Sul de Minas | Foto: Prefeitura de Varginha

Um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Varginha reuniu produtores rurais e empresários do setor de produtos de origem animal, na Sala Educativa do Parque Dr. Mário Frota, o zoológico municipal.

O projeto EducaSIM promove educação sanitária e orientação profissional às pessoas que trabalham com produção, industrialização e comércio de produtos de origem animal.

No encontro, a equipe de fiscalização abordou os documentos necessários para regularização e registro dos estabelecimentos no Serviço de Inspeção Municipal de Varginha – SIM/VGA.

Certificado

Os produtores regularizados receberam o certificado de registro do estabelecimento e de seus produtos. Atualmente, o SIM/VGA tem seis unidades de beneficiamento de carne, uma unidade de beneficiamento de pescado, duas granjas leiteiras, uma queijaria, três unidades de beneficiamento de leite e derivados e uma unidade de beneficiamento de produtos de abelhas.

Todos esses estabelecimentos já estão cadastrados na plataforma do Sistema Brasileiro de Inspeção – SISBI. No site da Prefeitura, na aba “Serviço de Inspeção Municipal” é possível encontrar um manual para acessar as informações neste link.

O objetivo do SIM/VGA é garantir a qualidade dos alimentos para consumo humano, sem riscos ao consumidor.

O secretário Municipal de Agricultura e Pecuária de Varginha, Marcos Paiva Foresti, afirma que o próximo passo do SIM/VGA é que o serviço de inspeção municipal tenha o mesmo nível do federal, para oferecer o SISBI e permitir que o produtor possa comercializar seus produtos de origem animal e todo o Brasil.

Na foto, participantes do encontro com o diretor do Zoológico, Marcão Tip Top; a representante da Emater, Adalise Vieira da Silveira; a coordenadora do SIM/VGA, Amanda Marques Ballesteros; e o médico veterinário e autoridade fiscal sanitária do SIM/VGA, Rafael Henrique de Carvalho.

 

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.