Clicky

Estudo aponta que fungicidas podem afetar a saúde de trabalhadores

Foram detectados níveis elevados de fungicidas na urina de trabalhadores.

Por Itatiaia Sul de Minas | Foto: Reprodução/Unifal-MG

Fungicidas utilizados nas lavouras de café podem impactar a saúde dos produtores rurais da região, segundo pesquisa da Unifal-MG. Estudiosos investigaram amostras biológicas coletadas no Sul de Minas e detectaram níveis elevados de fungicidas triazóis na urina dos trabalhadores rurais, bem como alterações celulares e hormonais significativas.

De acordo com o estudo intitulado “Avaliação do risco da exposição humana aos fungicidas triazóis no Sul de Minas Gerais: conectando biomonitoramento e toxicologia”, foram encontrados três fungicidas triazóis. As amostras apontaram ciproconazol, epoxiconazol e triadimenol.

A coleta de dados envolveu 190 voluntários, divididos em dois grupos: 140 trabalhadores rurais, ocupacional e ambientalmente expostos a agrotóxicos, e 50 moradores de áreas urbanas, não expostos ocupacionalmente, que serviram como grupo de controle.

Durante o período de agosto de 2019 a agosto de 2024, amostras biológicas, como sangue e urina, foram coletadas e analisadas no Laboratório de Análises de Toxicantes e Fármacos (LATF) da UNIFAL-MG. Além do biomonitoramento tradicional, foram utilizadas ferramentas de toxicologia computacional para avaliar a bioatividade dos triazóis e prever os riscos à saúde humana.

Quem participou

A pesquisa foi coordenada pela toxicologista Isarita Martins Sakakibara, pesquisadora e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), e desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) pelos pesquisadores Luiz Paulo de Aguiar Marciano e Luiz Filipe Costa. O estudo também contou com a colaboração da pesquisadora Alessandra Cristina Pupin Silvério, professora da UNIFENAS, e da pesquisadora Nicole Kleinstreuer, diretora do NTP Interagency Center for the Evaluation of Alternative Toxicological Methods (NICEATM) do National Institute of Health (NIH), dos Estados Unidos.

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.