Clicky

Pedra São Thomé recebeu o certificado de Indicação Geográfica

Mercado mineiro se movimenta de forma significativa com a IG.

Por Itatiaia Sul de Minas | Foto: Pedro Fortini

Certificação de um quartzito extraído no Sul de Minas deve impulsionar negócios na região. A Pedra São Thomé recebeu o certificado de Indicação Geográfica (IG) – Denominação de Origem (DO), o reconhecimento reforça sua importância, qualidade superior e autenticidade como produto exclusivo de Minas e da região, mais precisamente dos municípios de São Thomé das Letras, Luminárias e Três Corações.

O processo para obtenção da IG junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) foi conduzido pela Associação de Mineradores da Pedra São Thomé (Amist) e contou com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).

Também envolveu o Sebrae Minas e pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que realizaram uma série de estudos técnicos, além de testes químicos e geográficos, para comprovar a singularidade da pedra. Com essa indicação, o mercado mineiro se movimenta de forma significativa, impulsionando não apenas a economia local, mas também projetando a Pedra São Thomé em outros mercados nacionais e internacionais. 

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.