Clicky

Estado possui mais de 30 mil agroindústrias familiares

Produção do setor foi superior a 148 mil toneladas.

Por Itatiaia Sul de Minas | Foto: Divulgação/Emater-MG

Levantamento realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), identifica agroindústrias familiares mineiras. São 32.615 unidades de processamento, em 737 municípios, a pesquisa utiliza dados de 2023.

Segundo o estudo, a produção do setor foi superior a 148 mil toneladas. Os produtos derivados do leite são a maioria nas agroindústrias familiares de Minas Gerais.

No Sul de Minas, Guaxupé se destaca no processamento de leite e derivados. Juntamente com Alfenas, a cidade também é destaque na agroindústria de café, que é focada na torra e moagem de grãos, e com os cafés em cápsula.

Derivados do Leite

São 11.332 unidades, sendo 7.776 empreendimentos específicos de queijos artesanais: Queijo Minas Artesanal, Requeijão Moreno, Queijo Cabacinha, os queijos artesanais de Alagoa, Mantiqueira de Minas, Serra Geral, Vale do Suaçuí, além daqueles ainda não caracterizados.

Também compõem este grupo os produtos como iogurte, manteiga, doce de leite e os demais tipos de queijo. O relatório abrange dados das agroindústrias de leite de vaca, cabra, ovelha e búfala.

Se destacam também as agroindústrias de mandioca, com 5.647 unidades. Elas são responsáveis pela produção de beiju, farinha, polvilho azedo e polvilho doce. Em terceiro lugar em número de unidades no estado, está a agroindústria familiar de cana-de-açúcar. São 3.696 estabelecimentos, responsáveis pela produção de cachaça, rapadura, açúcar mascavo, melado e rapadurinha.

Os outros grupos de agroindústria em ordem de unidades no estado são: quitandas (2.568); ovos (2.320), mel (2.144); hortaliças e condimentos (1.650); frutas (1.449); café (763); milho (603) e carne (443).

Mais sobre a pesquisa

O estudo também mostrou que, do total de agroindústrias familiares em Minas, 98,1% são individuais. Ou seja, pertencem a uma única família. Doze categorias foram consideradas entre elas estão as carnes, frutas, cana-de-açúcar, mandioca, milho, mel, quitanda, hortaliças e condimentos, leite, queijos artesanais, café e ovos.

São consideradas agroindústrias as unidades de processamento de alimentos que realizam qualquer tipo de ação de produção ou preparo. As exceções são as agroindústrias de carne, pescado e derivados, já que os animais devem ser abatidos em abatedouros/frigoríficos específicos para serem consideradas como agroindústrias.

Mais informações neste link.

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.