Clicky

Varginha terá Hospital de Campanha para atendimento de casos de Dengue

Informações foram compartilhadas durante tribuna livre na Câmara Municipal de Varginha.

Por Itatiaia Sul de Minas | Foto: Jornalismo Itatiaia Sul de Minas

Varginha terá Hospital de Campanha para atender pacientes com dengue. Como aconteceu na época do grande número de casos da Covid-19, um local será preparado exclusivamente para casos de Dengue.

A informação foi dada pelo Prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, durante uso da tribuna livre da Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (25).

O Hospital de Campanha para Dengue já está sendo montado no prédio do futuro Hospital da Criança, espaço ao lado do Hospital Bom Pastor, em fase final de construção.

O prefeito explica, que a maior dificuldade no momento é contratar profissionais de saúde.

Nós temos muita dificuldade na contratação de pessoal. Até porque é caráter provisório, para dois meses no máximo abrimos agora um novo edital para contratação de 200 profissionais diversos. A gente torce para que pelo menos 20 ou 30%, a gente consiga preencher as vagas para iniciar o atendimento lá no prédio onde vai ser o Hospital da Criança. Lá já montamos está tudo certinho e pretendemos o mais rápido possível funcionar como Hospital de Campanha e obviamente amenizar o sofrimento das pessoas.

Mesmo com a dificuldade nas contrações a expectativa do prefeito, é abrir o Hospital de Campanha da dengue na próxima semana. A Prefeitura de Varginha também deverá custear 10 leitos no Hospital Regional.

O secretário municipal de saúde, Dr. Adrian Bueno, também fez uso da tribuna na Câmara de Varginha. Segundo Adrian, o tempo de espera nas unidades, que fazem atendimento da dengue acontece em decorrência do tempo para um teste ficar pronto, para o resultado ser seguro os profissionais de saúde aguardam em torno de 30 minutos.

Ainda de acordo com ele, mais de 20 mil pessoas com sintomas de dengue já foram atendidas em Varginha. No município são três pontos para atendimento nas Policlínicas Central, Imaculada e Pinheiros.

O secretário de saúde explica como é feito o atendimento de quem testa positivo para dengue.

O Centro de Atendimento a Dengue conta com uma triagem da enfermagem, o teste rápido através da NS1 e depois se a pessoa está positiva, ela faz um acompanhamento com os seus exames laboratoriais, o hemograma, na qual ela faz acompanhamento durante algum tempo até, que esteja estabilizada do quadro e possa receber alta do ambulatório. Estamos avaliando a contratação de novos profissionais da saúde, para nós abrirmos o novo centro de atendimento a dengue, provavelmente deve acontecer na próxima semana. Estamos dependendo da contratação de profissionais, o que não é fácil. Estamos nessa batalha para poder oferecer o melhor atendimento à população.

 

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.