Clicky

Prevenção contra a Dengue: Dermatologista explica qual o melhor repelente

Procura está alta em farmácias da cidade. Saiba qual o repelente certo para afastar o Aedes Aegypti.

Por Itatiaia Sul de Minas | Foto: Divulgação Fiocruz

Varginha decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de dengue. Com isso, muitas farmácias do município têm registrado alta na procura por repelentes.

Porém para se prevenir contra o Aedes Aegypti, o repelente precisa de substâncias específicas, conforme explica o dermatologista Dr. Joelson Reis Ciacci.

Temos no mercado três tipos de repelentes. O melhor deles é a Icaridina, que pode ser usado em crianças a partir de 2 anos e que dura cerca de 8 a 10 horas. Ele é feito a base de pimenta. Existe o DEET, que também pode ser usado em crianças acima de 2 anos de idade e o IR3535, que pode ser usado em crianças acima de 6 meses até mesmo em gestantes. Mas, ele é mais suave.

O médico também chama atenção para repelentes com citronela e andiroba, segundo ele essas alternativas não possuem tantos estudos.

Ele deixa dicas de outras formas de prevenção. “Por exemplo uma roupa para proteger, um mosquiteiro no quarto, tela e evitar perfumes”. 

O dermatologista também diz, que a população deve ter cuidado com o uso do produto.

“Deixe sempre longe das crianças! Evitar usar perto da boca, região genital, olhos e pele ferida. Não precisa usar o repelente de baixo das roupas. Não devemos dormir com repelentes e lembrar também, que o spray pode ser inflamável. Repelentes de tomada também não devem ser usados no quarto de crianças com menos de um ano de idade”.

 

 

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.