Clicky

Varíola dos macacos: sobe para 18 o número de casos confirmados em Minas Gerais

Foto: Divulgação OMS

Pacientes são de Belo Horizonte, Sete Lagoas e Governador Valadares

Por Patrícia Marques

Subiu para 18 o número de casos de Monkeypox – varíola dos macacos – em Minas Gerais. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que investiga ainda mais oito casos suspeitos da doença em Belo Horizonte (4), Betim (1), Três Corações (1), Almenara (1) e Porteirinha (1).

Quinze pacientes diagnosticados são da capital, dois de Sete Lagoas e um de Governador Valadares. A doença foi confirmada após exames laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Todos os infectados estão estáveis e em isolamento domiciliar.

Dos casos, dois retornaram de viagem ao exterior e 15 de viagem recente a São Paulo. O local de contaminação de um deles ainda está em investigação.

Sintomas

Febre, dor de cabeça, dores musculares, linfonodos inchados, calafrios e exaustão são os sintomas iniciais da doença. Além disso, podem surgir lesões na pele semelhantes à catapora ou sífilis, que se desenvolvem no rosto e depois se espalham pelo corpo.

O período de incubação da doença ocorre, na maioria das vezes, entre seis e 13 dias, no entanto, também pode variar entre cinco e 21 dias. Por isso, o período de isolamento deve ser de 21 dias.

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.